terça-feira, 14 de dezembro de 2010

COMO SÃO FORMADAS AS PÉROLAS NEGRAS...


  • As pérolas negras são as mais procuradas em todo o mundo.  São as mais raras pérolas encontradas na natureza. Segundo especialistas, se existe a perfeição, pode se dizer que esse conceito está representado na pérola negra. Considerada a “Rainha das Pérolas”e a “Pérola das Rainhas”, sua tonalidade é tão fascinante que chega a ser hipnotizadora. Mágica e misteriosa, inspira designers e joalheiros do mundo inteiro, que não se cansam de render-lhe tributos.
  • Para conseguir uma pérola negra (na natureza) você teria que abrir mais de dez mil ostras!
 
A ostra de nome Pinctada Margaritifera, popularmente conhecida como ostra-dos-lábios-negros, é a fonte de pérolas negras. Para formar pérolas cultivadas, primeiro o cultivador precisa inserir um núcleo pré-fabricado, feito da concha de outro molusco, dentro da ostra. A ostra vai se irritar e cobrir o núcleo com nácar, mesma substância que ela usa para cobrir a parte interna da concha, resultando na pérola. Os cultivadores geralmente esperam de dois a três anos após a nucleação da pérola antes de colhê-las, durante este período a ostra criará várias camadas de nácar envolta da pérola. Após remover a pérola, o cultivador pode colocar as ostras-dos-lábios-negros novamente na água para que ela se recupere antes da nova nucleação ser feita.
A ostra que cria a pérola negra tende a ser mais delicada que as outras ostras. É difícil levá-las a maturidade e apenas 30% das ostras irritadas irão produzir a pérola. Além disso, essas ostras morrem facilmente e não podem viver em ambientes poluídos, somente as águas mais puras servem para o cultivo da ostra Pinctada Margaritifera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário